sábado, 11 de julho de 2009

Direto de Boston

Cheguei em Boston para o Postdoc. Ainda estou me adaptando... e preenchendo formulários. Incontaveis formulários que solicitam um número sem fim de informações redundantes, sempre "extremamente necessárias". Com isso, a minha estada de 12 meses se mantém a mesma, mas já sei que o meu tempo bruto de trabalho será de 11 meses, com sorte.
Um exemplo: há formulários que devem ser baixados do site, impressos, preenchidos e enviados por fax, a números sempre ocupados, para que eu receba (agora por email) um outro formulário. Esse deve ser preenchido e carimbado pela organização "do curso" que acontecerá em 3 semanas...e volta-se a estaca zero, uma vez que tenho que me increver no tal curso através do preenchimento e envio por fax (!) de outros tantos formulários...
Apesar dessa insana atividade de down loads, impressões e faxes sem fim (papeis e mais papeis!), a Harvard agora é "verde". Qual não foi a minha surpresa ao chegar aqui e descobrir que o vinho sóbrio das cores da universiade foram trocados por um verde apagado e sem personalidade, mas politicamente correto. Outra novidade foi descobrir que o campus agora é 100% livre de tabaco, mas dessa eu gostei! Enquanto isso, nos restaurantes, mil géis desinfetantes sobre as mesas, mas nenhuma palavra sobre a "gripe suína" (vírus H1N1).
Assim é o início. A fase da descontrução daquilo que se julgava ser a oitava maravilha do mundo, a percepção da condição humana à qual todas as instituições (até as mais prestigiosas) estão sujeitas, da qual nem a Harvard escapa. Mas, se ela já sobrevive assim há 400 anos, porque não sobreviverei a apenas 1?

Nenhum comentário:

Embarque para Post-Doc: check list.

  • escolher a área de interesse
  • fazer uma lista de laboratórios que trabalhem na linha de pesquisa escolhida. Levar em consideração: publicações, grants e que rumo tomaram os ex-alunos.
  • reduzir a lista aos 5 melhores (seja ambicioso: o NÃO você já tem, o que vier é lucro).
  • preparar uma carta de apresentação para cada laboratório. Todos gostam de ser únicos e especiais...cientistas não são diferentes.
  • capriche no CV. Não pode haver nenhum errinho!!!
  • Peça para alguém ler a carta e o CV... de preferência alguém crítico e com experiência na área.
  • Envie cada carta para cada um dos laboratórios no corpo do email. Anexe o CV. Mande um de cada vez!!! Emails em bloco são horríveis!
  • paciência é fundamental...a respota pode demorar. Se passar de mais de 2 semanas, mande novamente e peça desculpas...diga que acha que teve problemas com o computador e que não sabe se a pessoa recebeu o email anterior...Anexa tudo e manda!
  • A sorte está lançada! veja os links para saber como escrever as cartas, CV e outras coisinhas...