terça-feira, 27 de abril de 2010

Rede Tupiniquim Socio-cientifica em Boston

No ultimo sabado (24/4) foi inaugurada a Rede Tupiniquim Socio-cientifica de Boston. A rede consiste num grupo de brasileiros que residem em Boston e estao a trabalhar ou estudar por aqui. O objetivo e discutir ciencias, das mais variadas. Tem gente do MIT, Harvard e Northeastern, mas a rede esta aberta a novos participantes.
Quem organizou o encontro foi o Leo Iwai e a Cristina Caldas. A Cristina tem um blog otimo onde serao postados os cometarios oficiais sobre as nossas reunioes. O blog da Cristina chama "po de imburana" e tem muitas outras postagens interessantes!!!
Eu tive o prazer e honra de participar deste primeiro encontro e acho que os frutos serao colhidos em breve.
Estou muito orgulhosa dos brasileiros que conheci. Acho que esses sao exatamente os que nao deviam ser exportados...rs.
Passe no blog da Cristina para conferir o resultado da reuniao e depois volte aqui para discutirmos se o estabelecimento de um grupo assim na sua Universidade pode tambem gerar bons resultados.... que tal?

4 comentários:

Irene Yan disse...

Interessaria aos TupiniBoston receber editais de concursos?

Ciência Brasil disse...

Olá Lu Capelo,
Vc postou comentário uma vez em meu blog. Vi que vc mora em Boston. Irei a Boston (e outros locais na Nova Inglaterra) com minha namorada em Outubro de férias. Vc poderia me dar dicas de viagem ?

meu email: hermeslima_unb@yahoo.com.br

abraços
Marcelo Hermes

ps: Vc viu a entrevista que dei sobre os "PhDs mobral" do Brasil ?

LuCapelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuCapelo disse...

Olá Marcelo,
A região aqui é toda muito bonita. Acho que uma boa dica são as cidades da costa, como Plymouth, Marblehead e Gloucester. Aproveite a viagem!
Não vi a entrevista, mas vou procurar pela net.
Abraço.

Embarque para Post-Doc: check list.

  • escolher a área de interesse
  • fazer uma lista de laboratórios que trabalhem na linha de pesquisa escolhida. Levar em consideração: publicações, grants e que rumo tomaram os ex-alunos.
  • reduzir a lista aos 5 melhores (seja ambicioso: o NÃO você já tem, o que vier é lucro).
  • preparar uma carta de apresentação para cada laboratório. Todos gostam de ser únicos e especiais...cientistas não são diferentes.
  • capriche no CV. Não pode haver nenhum errinho!!!
  • Peça para alguém ler a carta e o CV... de preferência alguém crítico e com experiência na área.
  • Envie cada carta para cada um dos laboratórios no corpo do email. Anexe o CV. Mande um de cada vez!!! Emails em bloco são horríveis!
  • paciência é fundamental...a respota pode demorar. Se passar de mais de 2 semanas, mande novamente e peça desculpas...diga que acha que teve problemas com o computador e que não sabe se a pessoa recebeu o email anterior...Anexa tudo e manda!
  • A sorte está lançada! veja os links para saber como escrever as cartas, CV e outras coisinhas...