segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Posto sobre revistas qualis A? A bola disse:"ask again later".

...então vou falar do meu momento, porque "later" eu não vou ter tempo e a postagem tinha que sair hoje, impreterivelmente.

Muito animada com últimos acontecimentos, me dignei a reativar o blog. Não prometo muitas postagens, mas estou num momento onde preciso dividir a minha felicidade com a ciência e com os resultados pessoais que ela me dá.
Voltei ao Brasil em setembro de 2011 e desde então o trabalho com a ciência, do jeito novo, do MEU jeito novo de ser, me permitiu fazer novos amigos e colaboradores.
A Ciência é meu trabalho e também meu meio de vida. Pensas que falo do salário? Não apenas pelo meu salário, mas por me permitir viver histórias diferentes a cada dia. São novos dilemas e novas soluções diãrios. A ciência me permite um horário flexível e, assim, alguns cafezinhos durante o dia para conhecer mais a pessoa que faz ciência na mesma bancada que eu.
No final do dia não vou para casa pensando apenas nos momentos científicos, leia-se nos resultados, que podem ser poucos ou nenhum. O que preenche a vida do cientista, a minha vida, são as relações interpessoais que permeiam a ciência, a possibilidade de interação com os outros, sejam eles os cientistas ou outros membros da sociedade.
Ao contrário do que muitos pensam, o cientista não é sempre um individualista, egocêntrico, isolado...Os bons cientistas sabem ver ao seu redor e sabem interagir com o meio. Só assim se faz ciência de qualidade, multifacetada, multidisciplinar e criativa (e se tem uma vida de qualidade também!).
Estou grata à ciência e aos cientistas amigos ou apenas acessíveis que me cercam e me permitem ser muito feliz.
Vamos esquecer da figura de cientista maluco e divulgar a figura do cientista humano, criativo e solidário!

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante seu post!!! Já foi cientificamente comprovado que os insights das grandes descobertas acontecem nas conversas informais, nos cafezinhos, nas pizzas, nas risadas, não só na bancada!!
Muito sucesso SEMPRE pra vc!
Beijos
Crica

LuCapelo disse...

Sempre bom te ter por aqui! e por la! e por muitos outros caminhos.

Embarque para Post-Doc: check list.

  • escolher a área de interesse
  • fazer uma lista de laboratórios que trabalhem na linha de pesquisa escolhida. Levar em consideração: publicações, grants e que rumo tomaram os ex-alunos.
  • reduzir a lista aos 5 melhores (seja ambicioso: o NÃO você já tem, o que vier é lucro).
  • preparar uma carta de apresentação para cada laboratório. Todos gostam de ser únicos e especiais...cientistas não são diferentes.
  • capriche no CV. Não pode haver nenhum errinho!!!
  • Peça para alguém ler a carta e o CV... de preferência alguém crítico e com experiência na área.
  • Envie cada carta para cada um dos laboratórios no corpo do email. Anexe o CV. Mande um de cada vez!!! Emails em bloco são horríveis!
  • paciência é fundamental...a respota pode demorar. Se passar de mais de 2 semanas, mande novamente e peça desculpas...diga que acha que teve problemas com o computador e que não sabe se a pessoa recebeu o email anterior...Anexa tudo e manda!
  • A sorte está lançada! veja os links para saber como escrever as cartas, CV e outras coisinhas...